Câncer de mama – dados gerais e diagnóstico

    O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

    Para 2020, são esperados 60.000 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele (não melanoma). O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

    O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais  , em grande parte dos casos , aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. 

    Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação  , além do exame clínico das mamas ( autoexame e exame clinico realizado por profissional qualificado) , exames de imagem podem ser recomendados e a confirmação diagnóstica só é feita por biópsia.

    Exames de imagens para diagnóstico são:

Mamografia = Insubstituível,  é a número 1 no rastreamento.

US mamas = técnica é eficaz para diferenciar um nódulo sólido de um cisto. Ou seja, é um exame complementar da mamografia.

Ressonância Magnética das mamas = exame de imagem ideal para detectar tumores em mulheres que têm um tecido da mama muito denso ou próteses

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

sobre nós

Assine para ficar por dentro das novidades