Cuidados para pacientes oncológicos no inverno | Dra. Alice Francisco

Com a chegada do inverno, quem é paciente oncológico deve ter alguns cuidados extras.

Nestes períodos, a circulação de vírus que causam infecções respiratórias, como gripes e resfriados, é maior, devido a maiores aglomerações de pessoas em lugares fechados.

Isto pode facilitar infecções, principalmente porque o sistema imunológico destes pacientes pode estar debilitado, em especial naqueles em tratamento com quimioterapia.

Alguns tratamentos de quimioterapia tem como efeito colateral reduzir o número de leucócitos (glóbulos brancos), que são células de defesa do organismo, e pode aumentar o risco de infecções como um todo.

Pode haver mais casos de internações e intercorrências respiratórias neste período, mais casos de bronquite e rinite alérgicas. A vacinação contra Influenza deve ser considerada, porém sempre conversar e pedir autorização para seu Oncologista antes!!

Existem alguns tipos de quimioterapia também que podem aumentar a sensibilidade ao grio, por alterações em fibras nervosas, chamadas neuropatias. Pode haver formigamento ou choques leves nas mãos e pés. A maioria destas queixas tende a melhorar com o término do tratamento.

Cuidados simples que podem auxiliar neste período:

– Manter-se bem agasalhado;

– Usar luvas, gorros e meias para aquecer as extremidades (principalmente gorros para pacientes nos quais a quimioterapia provocou queda de cabelo);

– Usar protetor solar mesmo que não haja sol, pois a pele está sensível;

– Consumir mais bebidas quentes

– Evitar contato com pessoas que estão gripadas;

– Desinfecção das mãos, inclusive uso de álcool em gel.

Dra. Alice Francisco

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

sobre nós

Assine para ficar por dentro das novidades