Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data marcada para aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua prevenção, detecção e tratamento. Foi criado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), para apoiar os objetivos da Declaração Mundial do Câncer. O principal objetivo desta data é reduzir significativamente as mortes causadas pelo câncer. É uma oportunidade para mobilizar a comunidade internacional para acabar com as injustiças e o sofrimento evitável do câncer.

O Dia Mundial do Câncer se originou em 2000 na primeira Cúpula Mundial contra o Câncer, realizada em Paris. Nesta reunião, líderes de agências governamentais e organizações de câncer de todo o mundo assinaram a Carta de Paris Contra o Câncer, um documento contendo 10 artigos que esboçaram um compromisso global cooperativo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer e para o investimento contínuo em avanço e pesquisa, prevenção e tratamento do câncer. O Artigo X da Carta declarou formalmente o dia 4 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer “para que a cada ano, a Carta de Paris esteja nos corações e mentes das pessoas ao redor do mundo”.

Embora tenha havido inúmeros avanços no conhecimento, diagnóstico e tratamento do câncer, fatores que devem contribuir para a redução da incidência da doença, o número de novos casos de câncer diagnosticados a cada ano continuou aumentando. Foram 8,1 milhões de novos casos diagnosticados em 1990, e 14,1 milhões em 2012. O número de mortes anuais no mundo por câncer também aumentou – de 5,2 milhões de pessoas em 1990 para 8,2 milhões de pessoas em 2012.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a incidência de câncer continuar a crescer na taxa relatada, o número de mortes no mundo por câncer aumentará para mais de 13,1 milhões até 2030. No entanto, também de acordo com a OMS, 40% das mortes por câncer são evitáveis. Aumentar a conscientização sobre a prevenção do câncer tornou-se um objetivo de muitas organizações de câncer e saúde em todo o mundo, e o Dia Mundial do Câncer representa uma reafirmação anual deste objetivo.

A União Internacional Contra o Câncer (UICC), uma organização dedicada ao aumento da conscientização global sobre o câncer, coordena o Dia Mundial do Câncer e é apoiada por esse esforço pela OMS e por outras organizações internacionais.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

sobre nós

Assine para ficar por dentro das novidades