Maio: Mês da Família

O mês de maio é considerado mês de muitas datas festivas, e não podemos deixar de citar que é considerado o mês da família. Aqui, na Pense Pink, vale lembrar das famílias que são cuidadoras de pacientes em tratamento de câncer.

Quando ocorre o diagnóstico de um câncer na família, é normal que haja dúvida, preocupação e até certa confusão num primeiro momento. Com o passar do tempo, o entendimento melhor da situação, a tensão vai diminuindo, e todos compreendem que precisarão lidar com as angústias e todo tipo de emoção que o tratamento do câncer pode trazer, em especial a família, que precisa estar forte para ser importante ponto de apoio.

O suporte familiar é essencial para o tratamento. Pacientes que possuem boas relações familiares sentem-se mais seguros e motivados. Cuidadores próximos atenciosos e carinhosos são importantes fontes de conforto. Além disso, saber que existe um cuidador pronto para ouvir e compartilhar suas dúvidas e sentimentos neste momento, e juntos buscar soluções. Na jornada do tratamento do câncer, é sempre importante encarar a doença com uma companhia agradável, que te incentive a ser sincera com seus próprios sentimentos, sem julgar.

Também é essencial que os cuidadores cuidem de seus sentimentos, não neguem nem negligenciem suas emoções, mas não tente transmitir a quem está passando pelo processo de doença. Em algumas situações, buscar apoio psicológico e amparo junto a ONGs e grupos de pessoas que se encontrem em momento semelhante é interessante para lidar melhor com a situação.

A união da família é a força que o paciente em tratamento de câncer precisa sentir neste momento, pois todo amor e cuidado são necessários para enfrentar esta caminhada juntos.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

sobre nós

Assine para ficar por dentro das novidades